Paranaguá, no litoral do estado, e Almirante Tamandaré e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, apareceram na lista das 50 cidades mais violentas do Brasil.
O dado foi revelado nesta quinta-feira (20), na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Conforme o anuário, Paranaguá está na 34ª posição do ranking. Almirante Tamandaré aparece na 44ª posição, seguida de Campo Largo no 46º lugar.
O ranking, de acordo com o FBSP, considera a taxa de mortes violentas intencionais registradas em 2022 em cidades com população acima de 100 mil habitantes.
O anuário não revelou, individualmente, quantas mortes violentas foram registradas nas cidades mencionadas. O primeiro município do ranking é Jequié, na Bahia.
Série histórica no Paraná
Ainda conforme o anuário, o Paraná registrou leve alta nas mortes violentas na comparação entre os dois últimos anos.
Em 2011, quando a série histórica do estado começou a ser registrada pelo anuário, o Paraná teve 3.475 mortes violentas. Depois disso, o estado registrou quatro quedas consecutivas, atingindo a marca de 2.740 assassinatos.
Em 2016, houve nova alta e o estado teve 2.940 mortes. Os anos seguintes tiveram variações próximas, para mais ou para menos.