Um levantamento do Departamento de Economia Rural do estado (Deral-PR) revelou que o Paraná está com a menor primeira safra de milho desde 1998, ano em que o órgão começou a acompanhar a produção.
Conforme o Deral, 20% das lavouras foram colhidas até agora. Foram plantados 291 mil hectares nessa safra, 23% a menos do que os 379 mil hectares na mesma safra do ano passado.
Segundo Edmar Gervásio, analista do Deral, as perdas aconteceram pela questão do clima, que afetou todas as lavouras de verão.
“A expectativa é que o Paraná colha em torno de 2,6 milhões de toneladas nesta safra. Para se ter uma ideia de grandeza, na segunda safra a expectativa é que sejam colhidos em torno de 14 milhões de toneladas", explicou Edmar.
Na propriedade do agricultor Ozébio Nesi, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, já chegou a hora de colher o milho que ele plantou em setembro do ano passado.
A produtividade acabou ficando abaixo da expectativa: o agricultor está colhendo, em média, 150 sacas de milho por hectare.
“Tinha potencial para dar 200, 250 por hectare, se ele conseguisse nascer com standard bom, com a adubação que fizemos, com as coberturas que fizemos”, ele diz.