Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Paraná manda helicóptero para ajudar comunidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
A aeronave da PM paranaense é equipada com maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com hipotermia em decorrência das inundações, além de outros acessórios para salvamento.
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 03/05/2024 - 08:45

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Governo do Paraná mandou nesta quinta-feira (2) o helicóptero Falcão 08 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e uma equipe de quatro policiais militares especializados em resgate aéreo para reforçar o apoio ao Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas nos últimos dias. A aeronave deve chegar à capital gaúcha, Porto Alegre, no começo da tarde. 

A aeronave da PM paranaense é equipada com maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com hipotermia em decorrência das inundações, além de outros acessórios para salvamento.

O grupo se soma a uma equipe de 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações que foi enviada nesta quarta-feira (1). Inicialmente, a força-tarefa está mobilizada para até 10 dias de ação no território vizinho, dependendo da demanda nos próximos dias. 

Após a chegada a Porto Alegre, os paranaenses vão auxiliar no atendimento, sob coordenação das forças de segurança e salvamento do Rio Grande do Sul.

“Por ordem do governador Ratinho Junior, a Secretaria de Segurança Pública está à disposição do Rio Grande do Sul nesse momento para ajudar no que for necessário. Além dessa equipe, outras estão prontas para desempenhar os trabalhos necessários, que incluem buscas de desaparecidos, resgate de ilhados, levar mantimentos nos locais de difícil acesso, entre outros componentes”, disse o tenente-coronel Juliano Zanuncini, comandante do BPMOA.

O governo do Rio Grande do Sul já decretou "estado de calamidade pública pelos eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril. 

As chuvas já causaram 13 mortes e deixaram 21 pessoas desaparecidas. Cerca de 130 municípios foram afetados. São 8,3 mil moradores deslocados de suas casas.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Nov às 11:29
Se antecipe e garanta para o almoço de domingo os melhores assados de Nova Santa Rosa
Cotidiano 28 Nov às 11:05
Michele iniciou sua trajetória na cooperativa médica em 2018 e atuou em diferentes setores, como a coordenação de enfermagem do Unimed 24h e do HGU.
Cotidiano 28 Nov às 08:50
O evento marcou a conclusão de um importante projeto que certificou 73 jovens, prontos para atuar com mais consciência e responsabilidade.
Cotidiano 28 Nov às 08:25
Neste ano, o município registrou apenas 846 mm de chuva, representando 49,5% da média dos últimos três anos
Cotidiano 28 Nov às 08:00
A mãe da criança informou aos socorristas que o incidente provavelmente ocorreu na escola onde a criança estuda.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento