O Paraná confirmou o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) deste ano, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A doença, conhecida também como influenza aviária (IA), foi detectada em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real, em Antonina, no litoral do estado.
O diagnóstico foi confirmado na sexta-feira (23) pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) e divulgado neste sábado (24). O LFDA é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como referência internacional no assunto.
Até o momento, não houve registro da doença em frangos no estado. A Adapar disse que investiga outros dois casos suspeitos.
Em maio, o Ministério da Agricultura (Mapa) decretou estado de emergência zoossanitária por seis meses em todo o Brasil por conta de novos casos de gripe aviária.
Desde que casos de gripe aviária começaram a ser registrados no Brasil, produtores do Paraná e o governo tem feito esforços para evitar a doença. O estado é o maior produtor e exportador de carne de frango do país.
Até este sábado (24), o Brasil teve 46 diagnósticos da doença em seis estados.