O Paraguai decretou feriado nacional na quarta-feira (9) para realização do censo 2022 do país. A lei determinada pelo presidente Mario Abdo Benítez pede para que moradores fiquem em casa na data, das 5h às 18h, para receber os recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.
Devido ao decreto, o comércio de Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estará de portas fechadas, de acordo com a representante do Conselho de Desenvolvimento de Cidade do Leste (Codeleste), Linda Tayen.
Conhecida pelo forte turismo de compras, a cidade sentirá alguns impactos com o fechamento, segundo Tayen. Porém, ela acredita que a captação dos dados é de extrema importância para futuras ações no país.
“Vai causar impacto porque o comércio da fronteira vive do dia a dia, mas como essa situação requer um compromisso de todos, para que possamos ter dados definitivos da nossa população e outros dados que vão ser questionados no dia do censo, acredito que comerciantes, empresários estejam apoiando isso firmemente pelo bem do nosso país”, explicou Linda.
Apenas serviços essenciais
Conforme decreto, a circulação de pessoas que não façam parte de serviços essenciais ou que não estejam aplicando questionários do censo, é proibida.
O documento diz ainda que não será permitida a circulação de transportes coletivos ou cargas em todo país na quarta (9).
Somente veículos que estejam a serviço do censo terão circulação permitida na data. Outras exceções de circulação são:
Apresentações teatrais, reuniões públicas e competições esportivas também estão restritas na data.
Conforme Linda, o censo será aplicado por recenseadores e voluntários que foram convocados pelo governo do país para a aplicação do questionário na data em que foi decretado o feriado nacional.
“A maioria são voluntários e foi feita uma convocatória e também foram instruídos, capacitados, para fazer esse trabalho com orientações dos técnicos, desde a abordagem nas portas das casas até a aplicação dos questionários”, explicou Linda.
O comércio e demais atividades do país voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (10).
Censo no Paraguai
No Paraguai, o Instituto Nacional de Estatística (INE) faz a cada 10 anos um censo demográfico. As regras deste ano foram estabelecidas por meio da Lei 6.987, que declarou o dia 9 de novembro de 2022, feriado nacional.
Serão cerca de 210 mil voluntários, entre recenseadores e supervisores, que irão recolher informações no censo, conforme o INE.
Em 28 de agosto de 2012, também houve decreto de feriado nacional no país para realização do questionário.