Faleceu nesta quinta-feira, dia 17, a cidadã honorária de Palotina, Lourdes Maria Grisa Seleme, que foi uma das fundadoras do Lar da Fraternidade, entidade à qual se dedicou por 27 anos como voluntária. Dona Lourdes era esposa do médico e pioneiro de Palotina, Dr. Anuar Seleme.
Em 2008 foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Palotina como Cidadã Honorária em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.
A homenagem foi aprovada por todos os vereadores daquela legislatura: Antoninho Luiz Chechi, Ênio Moesch, Eurico Fernandes Barbosa, Jonas Mário Vendrúscolo, José Pedro Bento Filho, Nivaldo Antonio Domingos, Osvaldo Paulino de Freitas, Paulo Sérgio de Oliveira e Valtecir César Manfrói.
Dona Lourdes nasceu em Nova Prata (RS) e veio para Palotina em 1963, com o esposo, o médico Dr. Anuar Seleme e os filhos João e Omar. Em Palotina, dedicou-se a auxiliar na administração do Hospital Santa Cruz que pertencia ao esposo e a seu cunhado Dr. Adir Seleme.
Quando o hospital foi vendido, sentiu falta de ser útil à sociedade na qual convivia. Dedicou-se então ao voluntariado. Ajudou a fundar a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), com o intuito zelar pelas mães e de levar cuidados e a vacinação a todas as crianças.
Em sua ânsia de auxiliar o próximo, juntou-se a um grupo de pessoas e fundaram o Lar da Fraternidade, como voluntária, esteve na presidência do Lar durante 27 anos. Com extrema dedicação voltou-se à causa de cuidados aos idosos.
Nesse mesmo período iniciou sua missão como Ministra Auxiliar da Comunidade, na Paróquia São Vicente Palotti. Também fundou o grupo do Terço Diário, que se reúne em prol dos necessitados e pelos que solicitam orações. Sobre doar de si aos outros, era seu pensamento: “nos sentimos felizes quando nos doamos para o bem dos outros, ofertando algo nosso, luz e amor aos que necessitam.” Em 2018 Lourdes Seleme foi uma das homenageadas no Projeto
Mulheres que Inspiram.
Lourdes teve 4 filhos: João, Omar, Ivan e Sérgio, e Lurdes Segalin Letrari, que considera filha de coração.