Você está em: Página Inicial > Policial
Vídeo: Operação Zero Grau em Toledo exemplifica aplicação do Artigo 244 do CTB contra “grau” e infrações
Entre as infrações previstas estão empinar, pilotar com escapamento adulterado, andar em alta velocidade sem capacete ou conduzir sem habilitação.
Por | Postado em: 15/08/2025 - 14:10

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é bastante comentado entre motociclistas, especialmente aqueles que realizam manobras arriscadas, como empinar a moto ou dar “grau”. Mas, apesar da fama, muitos ainda desconhecem a abrangência da norma e as consequências legais de seu descumprimento.

Segundo o CTB, o artigo 244 trata de conduzir motocicletas de forma perigosa, colocar a própria segurança ou a de terceiros em risco e participar de eventos irregulares nas vias públicas. Entre as infrações previstas estão empinar, pilotar com escapamento adulterado, andar em alta velocidade sem capacete ou conduzir sem habilitação.

As penalidades podem ser severas: além de multa, que pode ultrapassar valores significativos dependendo da gravidade da infração, o condutor pode ter a CNH suspensa e o veículo apreendido. Casos de reincidência ou infrações que envolvam risco a terceiros aumentam a gravidade da punição.

Recentes operações em Toledo, como a Operação Zero Grau, mostram na prática a aplicação do artigo 244. Na ação, 10 motocicletas foram apreendidas e condutores autuados por manobras perigosas, reforçando a fiscalização e a necessidade de respeitar o Código de Trânsito.

O artigo 244 serve como instrumento legal para coibir condutas que colocam em risco a vida de motoristas, pedestres e outros usuários das vias, e reforça a responsabilidade de todos os motociclistas nas estradas e ruas brasileiras.

Últimas Notícias
Policial 21 Nov às 15:47
Os casos ocorreram em um apartamento e também em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Brasil.
Policial 21 Nov às 15:24
Ela teme pela própria segurança e pela dos filhos, segundo o Boletim
Policial 21 Nov às 14:52
Veículo tinha sinais identificadores adulterados e havia sido furtado dois dias antes no Rio Grande do Sul (20)
Policial 21 Nov às 11:20
O homem que transportava a droga abandonou a embarcação para escapar a pé
Policial 21 Nov às 09:00
Márcio Robles atua no 30º Batalhão da Polícia Militar de Londrina e está há pelo menos nove anos na corporação. Após prisão, Justiça decidiu que ele vai responder em liberdade pelo crime de roubo agravado. Defesa diz que prisão é ilegal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento