No sábado (28), a Polícia Militar realizou uma operação de fiscalização de trânsito em Toledo, das 17h às 22h, em resposta a diversas denúncias feitas via 190 e por transeuntes sobre perturbação do sossego público.
As queixas relatavam ruídos excessivos provocados por motocicletas com escapamentos irregulares, emitindo sons estridentes.
A ação foi conduzida pela equipe ROCAM, que realizou abordagens em várias regiões da cidade. Entre os locais vistoriados, foram autuados condutores nas ruas Suécia, Haroldo Hamilton, Vinícius de Moraes, Borges de Medeiros, além das avenidas Parigot de Souza, Pedro Álvares Cabral e Maripá.
Durante a operação, 19 notificações foram emitidas por infrações de trânsito, principalmente relacionadas à modificação do sistema de descarga (escapamento) das motocicletas, em desacordo com o artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Essas modificações resultaram na produção de sons acima do permitido, audíveis a mais de 30 metros de distância.
As motocicletas foram recolhidas ao pátio do 19º Batalhão de Polícia Militar para que sejam tomadas as medidas administrativas necessárias e os veículos possam ser regularizados.
Os condutores foram orientados sobre as infrações e os procedimentos para a regularização dos veículos.
A operação visou garantir a tranquilidade pública e a segurança no trânsito, combatendo a perturbação causada pelo excesso de ruídos e promovendo o cumprimento da legislação de trânsito na cidade.