Você está em: Página Inicial > Policial
Operação contra contrabando de cigarros eletrônicos é deflagrada pela Polícia Federal em Cascavel
As investigações identificaram a atuação de diversos envolvidos em funções distintas dentro da organização, incluindo a logística de transporte, a captação de recursos financeiros e a tentativa de burlar a fiscalização
Por Polícia Federal | Postado em: 11/03/2025 - 08:53

Publicidade Publicidade Publicidade

Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal do Brasil, deflagrou a Operação EVALI, com o objetivo de desarticular um esquema de contrabando de cigarros eletrônicos e essências ilegais.

A ação ocorre após investigações iniciadas em janeiro de 2024, que apontaram a existência de uma rede estruturada, responsável pela importação, transporte e distribuição irregular desses produtos no território nacional.

Estão sendo cumpridos 5 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel/PR, Céu Azul/PR e Barra do Garças/MT. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Cascavel/PR.

As investigações identificaram a atuação de diversos envolvidos em funções distintas dentro da organização, incluindo a logística de transporte, a captação de recursos financeiros e a tentativa de burlar a fiscalização.

Durante o monitoramento, foram constatadas movimentações bancárias atípicas, incluindo transações financeiras realizadas entre os investigados e empresas ligadas ao comércio de eletrônicos e tabacarias, bem como depósitos fracionados em espécie, prática comum em esquemas de ocultação de origem de recursos.

A operação também revelou o uso de estabelecimentos comerciais e hotéis próximos à fronteira para o armazenamento e distribuição das mercadorias ilícitas.

Além disso, verificou-se que algumas das pessoas investigadas possuíam histórico de envolvimento com crimes de contrabando e descaminho, reforçando a necessidade de atuação das forças de segurança para coibir tais práticas.

Um dos alvos da operação residia em uma área rural nos arredores da cidade de Céu Azul/PR, estrategicamente localizada atrás de um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A escolha do local permitia o monitoramento da movimentação das forças de fiscalização, facilitando a evasão e a proteção da estrutura criminosa. O endereço está entre os locais onde estão sendo cumpridos mandados de busca e prisão.

As investigações apontaram que a organização movimentou um total de R$ 26.627.018,94 entre créditos e débitos no período de 2020 a 2024, valores que foram utilizados para viabilizar a importação, transporte e distribuição dos cigarros eletrônicos de forma irregular.

O nome da operação, EVALI, faz alusão a uma condição médica séria na qual os pulmões de uma pessoa são danificados por substâncias contidas em cigarros eletrônicos e produtos de vaporização, reforçando o impacto negativo desse tipo de produto para a saúde pública.

Últimas Notícias
Policial 13 Jan às 06:35
ágina falsa simulava sistema do Detran-PR e induziu pagamento via PIX para conta de pessoa jurídica
Policial 13 Jan às 06:00
Conflito envolvendo pai e filho começou em casa noturna, se estendeu até a residência da família e resultou em encaminhamento à delegacia
Policial 12 Jan às 18:50
Dois irmãos foram mortos a tiros e a mãe ficou ferida durante ataque ocorrido na Vila Eletrosul
Policial 12 Jan às 18:10
Delegado afirma que investigação segue com perícias para definir responsabilidades
Policial 12 Jan às 16:52
Delegado destaca que investigação apura se houve crime de trânsito ou apenas omissão de socorro
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento