Região do Lago de Itaipu – Durante os dias 1º e 15 de janeiro de 2025, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), por meio da 3ª Companhia da Polícia Militar do Paraná (PMPR), intensificou as atividades de fiscalização de trânsito na região do Lago de Itaipu.
A ação integra a Operação Verão e tem como foco principal coibir o consumo de álcool e drogas combinado com a direção de veículos automotores.
A operação contou com abordagens a veículos leves e de carga, além do monitoramento do excesso de velocidade. Como resultado, 17 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, e 23 por recusarem-se a realizar o teste do etilômetro.
No total, 40 condutores sofreram autuações. Em todos os casos, os veículos foram retidos e só liberados após apresentação de outro condutor que realizasse o teste de bafômetro e comprovasse a ausência de ingestão alcoólica.
Os números representam um aumento nas autuações em relação ao mesmo período de 2024, quando 13 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 11 se recusaram a realizar o teste.
Redução nos acidentes de trânsito
Graças às ações intensificadas, os sinistros de trânsito com vítimas na região do Lago de Itaipu registraram uma queda de 35% em janeiro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ainda mais expressiva foi a redução de 75% nos acidentes com óbitos.
No próximo fim de semana, a partir de sexta-feira, 19 de janeiro, a fiscalização será reforçada novamente, com o objetivo de prevenir novos acidentes e garantir a segurança nas estradas da região.
Operação Verão: foco nos balneários artificiais
A Operação Verão deste ano tem dado atenção especial aos balneários artificiais do Lago de Itaipu, locais que costumam atrair grande público durante a temporada. A presença policial e as fiscalizações buscam prevenir excessos e assegurar o cumprimento das leis de trânsito.