Mais de 5,8 mil pessoas estão desabrigadas por conta do desastre climático que atinge Santa Catarina desde quinta-feira (16). Três pessoas morreram e uma está desaparecida após ocorrências causadas pelas chuvas. As informações são do governo estadual e foram atualizadas até a noite de domingo (19).
Em Urupema, na Serra, a Defesa Civil conformou a passarem de um tornado no sábado (18). Na quinta, o fenômeno climático foi registrado entre Seara e Itá, no Oeste.
Conforme o balanço estadual, 71 cidades estão em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública. As regiões do Vale do Itajaí, Oeste e Serra foram as mais atingidas.
Nas rodovias federais, mais de 100 ocorrências foram atendidas por conta dos temporais, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Conforme a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), foram 95 trechos afetados nas pistas estaduais.
Até a tarde de domingo eram 12 mil unidades consumidoras sem energia, de acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A estatal informou que 512 eletricistas em equipes extras estavam atuando para restabelecer o fornecimento em todas as regiões.