As obras de construção do contorno viário de Palotina seguem mais aceleradas que o previsto no cronograma original. Cento e 43 dias após sua retomada, no dia 1º de agosto, o avanço físico dos trabalhos deverá chegar a 24% do total no dia 21 de dezembro, quando as atividades serão interrompidas pelas festas de final de ano. A construtora Castilho elevou, em um mês, de quatro para dez pontos percentuais a vantagem na velocidade de execução das obras sobre o planejamento inicial. A previsão era alcançar 14% do total até a interrupção de dezembro.
Os 171 operários que atuam nas obras estão distribuídos em três frentes de trabalho. No trecho entre a avenida Ariosvaldo Bittencourt e a PR 364, para Assis Chateaubriand, estão sendo feitas a terraplenagem, montagem de vigas e construção de bueiro triplo no rio Pioneiro. Na ligação da PR 364 com a PR 182, sentido a Franscisco Alves, estão em execução terraplenagem, drenos e bases do pavimento. No trecho entre a PR 182 e a PR 364, para Terra Roxa, estão sendo realizadas escavações e aterros, drenos e bases do pavimento.
O contorno viário é composto por 15,2 quilômetros de pistas, viaduto, trevos e rotatórias ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Terra Roxa, Francisco Alves e Toledo. Estão sendo investidos R$ 170 milhões para facilitar o fluxo de entrada e saída de veículos do complexo agroindustrial da C.Vale, em Palotina. Na área funcionam um frigorífico de peixes, uma fábrica de rações, incubatório avícola e esmagadora de soja.