O NRE (Núcleo Regional de Educação) de Toledo realizou formação com as Secretarias Municipais de Educação dos 16 municípios que compõem o NRE.
A formação tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios, com o foco na garantia da alfabetização de estudantes na idade certa.
Durante o mês de setembro, a técnica pedagógica responsável pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios do NRE Toledo, Ili Bündchen, realizou, de forma presencial, a formação. Foi um momento de reflexão e análise de dados da Avaliação Formativa de Fluência Leitora para gestão dos resultados pelos municípios e elaboração de ações a serem desenvolvidas nas escolas municipais, com o objetivo de melhorar a fluência leitora dos estudantes em fase de alfabetização.
A avaliação de Fluência Leitora é aplicada por intermédio da Secretaria do Estado da Educação (SEED)em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), aos estudantes matriculados nas turmas de segundos anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Ela acontece em três etapas, sendo a primeira Diagnóstica, aplicada no início do ano letivo, a segunda Formativa, aplicada ao final do 1º semestre e a terceira Somativa, que ainda será aplicada em meados de Novembro.
A ação é parte do programa Educa Juntos, da Secretaria de Estado da Educação, que prevê uma série de medidas para colaboração entre a rede estadual e as municipais, dentre elas o investimento de cerca de 59 milhões de reais no programa Alfabetiza Juntos, que visa a alfabetização da criança na idade certa; a formação continuada aos professores da rede municipal de ensino, por meio do programa Formadores em Ação Município, onde os professores participam de formação e depois atuam como multiplicadores nos seus municípios. Para a técnica Ili, trabalhar em regime de colaboração com os municípios é fundamental para promover a educação de qualidade em todos os níveis de ensino.
Para o Professor José Carlos, Chefe do NRE Toledo, o Estado tem a preocupação de cuidar de todos os paranaenses e na educação faz isso por meio do Educa Juntos.