O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), se pronunciou, oficialmente, na manhã desta segunda-feira (18), com relação aos trabalhos administrativos e questões relacionadas à condução da gestão municipal. O inter-relacionamento entre os poderes constituídos, com a comunidade, as propostas para o futuro do município, substituições de secretários e demais servidores, e o relacionamento com o ex-prefeito Airton Copatti, estiveram em pauta.
Zado assumiu a Administração Municipal de Santa Helena no dia 08 de junho, após processo de cassação do ex-prefeito, Airton Copatti, que ocorreu na Câmara de Vereadores.
Em seu pronunciamento dirigido à imprensa, Evandro Grade disse estar preparado para assumir a função por ter boas experiências de trabalho, tanto no Poder Legislativo, quanto no Poder Executivo. Zado tem 35 anos de idade, foi vereador no período 2013-2017, e, anteriormente, chefe de Gabinete e diretor de Trânsito na Administração Pública.
Governo participativo
Evandro Grade ressalta que terá como marca um governo participativo, baseado na ordem e na decência. Os vereadores terão ‘as portas abertas’ para contribuir com a Administração Municipal. Parcerias com entidades de classe e sociedade civil organizada também serão feitas no intuito de cumprir com as expectativas de gestão, segundo Zado.
As decisões de gestão não serão pautadas pela influência específica de determinada pessoa, mas sim do coletivo, conforme o prefeito.
Futuro
Para Evandro Grade, o trabalho será desenvolvido no presente para determinar o futuro. A ênfase será educação, saúde, agricultura e geração de emprego e renda, com atenção especial às pessoas que mais precisam do setor público.
Substituições
Na última semana o prefeito Zado anunciou a substituição de 12 cargos comissionados na Administração Municipal, dentre eles, seis secretários. Outras mudanças devem ocorrer nas próximas semanas, conforme o gestor, porém, para tanto será feita uma análise criteriosa, sem desmerecer o valor de cada uma das pessoas que estavam, ou estão nos cargos públicos municipais.
Cassação
Com relação ao processo de cassação do ex-prefeito Airton Copatti, pelo Poder Legislativo, Zado disse que, antes da abertura dos trâmites trabalhou para que os vereadores não recebessem o pedido, porém, após o documento ser aceito pela Câmara, entende que não é função do vice-prefeito trabalhar contra, ou a favor do processo período em que optou pela neutralidade.
Relação com o ex-prefeito
Após a cassação, na condição de vice-prefeito, Zado assumiu a gestão pública em substituição a Airton Copatti, quem disse ter conhecido melhor a partir da campanha eleitoral de 2016. “Copatti é uma pessoa honesta e honrada”, ressalta Zado e destaca que avaliza a conduta exemplar do ex-gestor. Evandro Grade observa, no entanto, que o prefeito errou na questão jurídica. Se reassumir o Poder Executivo, Copatti pode ter a tranquilidade de que tudo estará em andamento com base em um governo de ordem e decência, conforme Zado.
Ao finalizar o prefeito pede a confiança da população e enfatiza a visão de uma Santa Helena com todos e para todos.