Após uma semana de calor e tempo seco, nesta segunda-feira (26) o Paraná amanheceu com geadas em diversos municípios. Nova Santa Rosa é um destes municípios.
Internautas de diferentes localidades enviaram para a redação do Portal Nova Santa Rosa, os registros de geadas em suas propriedades, entre eles moradores nas proximidades da ‘Curva dos Açudes’, como é conhecido o trecho de acesso ao distrito de Alto Santa Fé.
Em Alto Santa Fé e Vila Cristal, também houve registro de geada, bem como na Linha Jaguarundi. Quem seguiu pela rodovia estadual sentido à Maripá, relatou à nossa equipe de reportagem a indignação com a forte geada que atingiu o município.
Na cidade de Nova Santa Rosa, a temperatura registrada foi de 4 graus, com sensação térmica de 1 grau.
No interior de Marechal Cândido Rondon, também foi possível registrar o fenômeno.
Pelo menos 12 cidades estão tendo o dia mais frio do ano, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A menor temperatura foi registrada em General Carneiro, no sul do estado, onde os termômetros chegaram a -5ºC. A cidade também detém o recorde estadual de frio do ano, registrado em 13 de agosto, quando os termômetros marcaram -5,3ºC.
Veja abaixo quais cidades tiveram o dia mais frio do ano nesta segunda, segundo o Simepar:
Pinhão (-2,7ºC);
Guarapuava (-2,3ºC);
Pato Branco (-0,8ºC);
Telêmaco Borba (-0,6ºC);
Toledo (-0,3ºC);
Cascavel (0,5ºC);
Jaguariaíva (0,1ºC);
Santa Helena (1,1ºC);
Guaraqueçaba (3,1ºC);
Cornélio Procópio (4,1ºC);
Londrina (4,2ºC);
Guaratuba (6,3ºC).
Outras nove cidades também registraram temperaturas negativas nesta segunda-feira (26), porém, nestes casos, as temperaturas não são as menores do ano. São elas: Palmas (-3,0ºC), São Mateus do Sul (-2,8ºC), Inácio Martins (-2,0ºC), Castro (-1,3ºC), Fazenda Rio Grande (-1,0ºC), União da Vitória (-0,8º), Pinhais (-0,4ºC), Francisco Beltrão e Lapa (-0,2ºC).
"Tempo estável e sem chuvas no Paraná, com bastante frio nesta segunda-feira, em função da presença da massa de ar polar. [...] À tarde não esquenta muito, apesar do predomínio de sol", prevê o Simepar.