O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas apontando risco de tempestades em todo o Paraná desde esta quarta-feira (9) até, a princípio, às 10h de quinta-feira (10).
Um deles é mais severo, focado nas regiões sul, centro e oeste do estado. Veja lista das cidades afetadas mais abaixo.
Ele indica a possibilidade de ventos de até 100 km/h, queda de granizo e chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 mm por dia. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, alerta o Instituto.
O outro alerta do Inmet aponta o perigo potencial de tempestades no norte, litoral e Campos Gerais do Paraná. Neste caso, a previsão do Inmet é que os ventos possam chegar a até 60 km/h, a chuva totalize até 30 mm por hora ou 50 mm por dia, e haja queda de granizo.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) ressalta que nesta quarta-feira (9), a instabilidade atmosférica aumenta no estado em função da intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, que lentamente avança em direção ao Sul do Brasil.
“Condições favoráveis para pancadas de chuvas em vários momentos do dia na maior parte das regiões paranaenses, com possibilidade de tempestades isoladas. Entre as regiões noroeste e norte do estado, ainda fica abafado no decorrer da tarde”, afirma o órgão.
Os meteorologistas também destacam que na quinta-feira (10) a instabilidade continua elevada em todas as regiões do estado.
“Novamente, pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas deverão ocorrer a qualquer hora do dia, com condições favoráveis para tempestades. Os maiores acumulados de chuva são previstos para as regiões noroeste, oeste, sudoeste e sul”, alerta.
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Veja dicas de como se proteger:
Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.