Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou equipes da Guarda Municipal na manhã de sábado (21) na Vila Pioneiro, em Toledo, e terminou com uma mulher ferida e um cão da raça Pitbull baleado durante a intervenção.
A equipe foi acionada pelo telefone 153 após a informação de que dois homens estariam agredindo uma mulher. No local, conforme relatado pelo supervisor da Guarda Municipal, Michel Ricardo Janning, um dos envolvidos seria namorado da vítima e teria desferido um soco contra ela, além de estar armado com uma faca.
O segundo homem estava com um Pitbull e também teria participado das agressões. Segundo a Guarda Municipal, o animal teria mordido a mulher nas pernas.
Diante da situação, a equipe K9 foi deslocada para apoio. Durante a tentativa de abordagem, o cão se soltou do tutor e avançou contra os agentes. Para conter o ataque, foram efetuados disparos de arma de fogo, atingindo o animal. O Pitbull foi socorrido e encaminhado a uma clínica veterinária para acompanhamento.
Após o controle da ocorrência, os dois homens foram detidos e levados à 20ª Subdivisão Policial de Toledo. Eles devem responder por agressão no contexto da Lei Maria da Penha e também por omissão de cautela na guarda de animais.
De acordo com o supervisor, o tutor não utilizava focinheira e não conseguiu conter o cachorro no momento da abordagem. Nesta semana, este é o segundo caso grave envolvendo cães da raça Pitbull em Toledo. A Guarda Municipal reforçou a orientação para que proprietários adotem medidas de segurança, como uso de focinheira e guia adequada, a fim de evitar riscos à população.