Moradores do Bairro Independência, em Nova Santa Rosa, estão preocupados com uma possível onda de envenenamento de cães na região. Na noite desta segunda-feira (20), um internauta entrou em contato com a reportagem do Portal relatando que, pela segunda vez, sua cadela foi envenenada. O tutor mora na Rua Gustavo Buchholtz e afirmou que outros vizinhos também tiveram animais intoxicados.
Segundo o relato, pelo menos três residências na mesma rua perderam cães com sintomas compatíveis de envenenamento. “Um vizinho perdeu dois cachorros e outro também teve o animal envenenado. É revoltante, porque todos aqui cuidam bem dos bichos”, contou o morador.
Casos como esse, além de cruéis, configuram crime previsto no Código Penal Brasileiro. De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos ou silvestres pode resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda de animais.
O uso de veneno representa ainda um risco à saúde pública, já que substâncias tóxicas podem contaminar o solo, a água e até atingir crianças ou outros animais que entrem em contato com o material.
A orientação das autoridades é para que os tutores que suspeitarem de envenenamento registrem imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Militar ou na Polícia Civil, informando local, horário e possíveis suspeitas. Isso permite que o caso seja investigado e ajuda a evitar novas ocorrências.
A comunidade pode denunciar anonimamente casos de maus-tratos pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo 190, da Polícia Militar.