Uma moradora do Bairro Recanto Feliz em Nova Santa Rosa entrou em contato com o Portal na tarde desta segunda-feira para denunciar a morte de alguns animais no Bairro.
Segundo ela, gatos estão sendo envenenados, hoje pela manhã um animal morreu, na parte da tarde outro gato estaria com sintomas de envenenamento, mas conseguiu sobreviver, segundo o que relatou a moradora a reportagem. Na foto, o gato que sobreviveu.
Gravidade de um envenenamento
A gravidade do envenenamento nos gatos depende de vários fatores, sobretudo do veneno e da dose ingerida. Geralmente, os gatos não ingerem grandes quantidades do produto tóxico e por isso as consequências não são muito graves.
No entanto, por vezes o envenenamento causa problemas muito graves e pode ser fatal. Assim, se suspeitar de envenenamento leve o seu gato ao veterinário rapidamente. Quanto mais cedo ele for tratado maior a probabilidade de cura.
Quais os sintomas de envenenamento nos gatos?
Os sintomas de envenenamento variam com o tipo de produto ingerido. No entanto, existem sintomas gerais de intoxicação que merecem a sua atenção imediata. Assim, se o seu gato apresentar algum dos sintomas abaixo leve-o ao veterinário:
Mal estar generalizado claramente visível para os donos.
Sintomas gastrointestinais, ou seja, náuseas com produção de saliva, vómitos, especialmente com sangue, diarreias e cólicas.
Sintomas neurológico, isto é, perda de consciência, convulsões, paralisia, tremores, desorientação, cambalear.
Dilatação ou contração das pupilas.
Sintomas respiratórios: alteração severa da frequência respiratória, ou seja, frequência muito alta ou muito baixa, que pode causar falta de ar. Geralmente os gatos realizam entre 20 e 40 movimentos respiratórios por minuto.
Temperatura corporal elevada.
Alteração na frequência dos batimentos cardíacos.
Problemas de coagulação do sangue que causam hemorragias, por exemplo nas gengivas ou na pele ou a presença de sangue na urina.
Crime:
De acordo com o art. 32 da Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e com base na Constituição Federal Brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988, o envenenamento de animais é considerado crime.