Uma nova-santa-rosense entrou em contato com a nossa equipe de reportagem, na manhã desta sexta-feira (14), a fim de realizar uma denúncia.
Segundo os seus relatos e imagem enviada à nossa redação, ela encontrou na calçada em frente a sua residência na rua Maripá, proximidades do Hospital Bom Pastor, na área central da cidade, um pedaço de carne envenenada. Ela teve inclusive os seus dois cachorrinhos envenenados ontem quinta-feira, enquanto estava com eles passeando e os supervisionando, o que fez com ela pudesse agir rapidamente e os salvar.
A moradora ainda informou que ontem pela manhã havia um cachorro morto nas proximidades da Câmara de Vereadores, e que seu vizinho também teve o animalzinho envenenado, mas conseguiu salvá-lo.
Fica o alerta à comunidade quanto a este problema que vem se repetindo. Aqueles que estão se sentindo incomodados com a presença dos animais, procure o tutor para conversar. Da mesma forma, como cobrado também pela comunidade, que os tutores devem cuidar para manter os animais sempre sob supervisão.
Muitas pessoas diariamente procuram nossa equipe para registrar sua indignação, e pedem para que as pessoas não tomem este tipo atitude perante os animais, atitude esta que inclusive é crime.
Caso você presencie maus-tratos como envenenamento ou agressão, a animais, denuncie. No Estado do Paraná, o principal canal é o 181. A denúncia é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais), e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
Conforme a Lei 14.064/2020, quem cometer este crime, poderá ser punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.