Foi protocolada nesta segunda-feira (19), denúncia de improbidade administrativa contra o prefeito de Santa Helena, Airton Copatti.
A notícia de fato, protocolada no MP, refere-se a promoção pessoal que, em tese, vinha sendo feita em favor do prefeito, através da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Helena.
De acordo com a documentação entregue ao MP, no ano de 2017 foram gastos R$600 mil reais e no início de 2018, mais R$50 mil reais para divulgar os atos da administração municipal e em muitos meios de comunicação, assim como no Facebook e na página oficial do município, que são administrados pela assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Helena, as publicações teriam conotação de promoção pessoal do prefeito.
Ação semelhante foi proposta pelo Ministério Público da cidade de Toledo, contra o prefeito daquele município. São citadas na ação quatro situações em que atos administrativos ordinários, como assinaturas de ordens de serviços ou de abertura de licitações, foram alçados a solenidades de inauguração, com grande publicidade nos veículos de comunicação do Município e destaque à figura do gestor e do seu grupo político-partidário. No entendimento do MPPR, tal conduta fere princípios constitucionais da administração pública, notadamente da legalidade, moralidade administrativa e impessoalidade.
Em Santa Helena estaria ocorrendo o mesmo que em Toledo. O caso deve ser investigado pelo Ministério Público.