Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Maripá: Ambulatório Antitabagismo inicia atendimento
A ideia é que os fumantes que desejam fazer tratamento para o tabagismo recebam acompanhamento multiprofissional.
Por Assessoria | Postado em: 14/03/2018 - 11:57

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

A Secretaria de Saúde iniciou na terça-feira (6) o atendimento ao primeiro grupo do Ambulatório Antitabagismo. O encontro foi realizado no Auditório do Centro de Saúde, sob coordenação da psicóloga Karolina Schadeck com a colaboração do médico Alexandre Fortes.

O Ambulatório Antitabagismo é uma proposta proveniente do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, referenciado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o Ministério da Saúde. A ideia é que os fumantes que desejam fazer tratamento para o tabagismo recebam acompanhamento multiprofissional, com equipe composta por psicólogos, médicos, dentistas e profissionais de enfermagem e farmácia. Além disso, a metodologia do programa propõe que os atendimentos sejam realizados prioritariamente em grupo, para proporcionar a troca de experiências e o apoio mútuo entre os participantes.

De acordo com o INCA, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano por problemas decorrentes do uso do cigarro. A nível mundial, este número sobe para 4,9 milhões de mortes/ano. Além disso, mais de 50 doenças estão relacionadas ao tabagismo, dentre elas doenças cardíacas, bronquite, enfisema pulmonar, úlceras estomacais, doenças vasculares e diversos tipos de câncer.

Para obter mais informações a respeito dos atendimentos, os munícipes devem procurar a UAPSF (Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família), localizada ao lado do Paço Municipal ou entrar em contato pelo número (44) 3697-1506.

Últimas Notícias
Cotidiano 24 Jun às 10:55
A celebração acontecerá no CTG Querência da Amizade, durante a realização do tradicional Baile do Porco à Pururuca e Saladas.
Cotidiano 24 Jun às 10:24
Na quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, às 14h, será realizada uma Palestra Show Motivacional com o palestrante Roselei L. Angst, no Clube de Idosos 25 de Julho.
Cotidiano 24 Jun às 09:35
Segundo dados do Simepar, os termômetros chegaram a marcar -1,3°C em Toledo, a menor temperatura registrada no município em 2026 até agora.
Cotidiano 24 Jun às 08:03
Festival Oeste in Concert acontece no dia 12 de julho, às 19h30, na Comunidade Evangélica Martin Luther, com participação de corais da região Oeste do Paraná e convidados nacionais e internacionais
Cotidiano 24 Jun às 07:35
Ao longo do dia, o sol predomina e favorece a elevação gradual das temperaturas, que devem atingir máxima de 15°C durante a tarde.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento