Zelar pelo dinheiro público é um dos pilares de uma administração. Em Marechal Rondon, esse quesito é prioridade na atual gestão. Exemplo disto são dois dos oito cursos em andamento, contratados em parceria com o SENAI. No curso de aperfeiçoamento em pinturas de obras, por exemplo, alunos praticam fazendo a reforma da Incubadora. Já a turma de revestimento cerâmico, atua no assentamento de cerâmica no antigo Fórum que, em breve, será utilizado pela Câmara de Vereadores.
Os dois espaços foram escolhidos de forma conjunta pelo prefeito Marcio Rauber e pela equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que tem à frente Sérgio Marcucci. Ambos os espaços necessitam de reformas que demandariam muito tempo para que pudessem ser executadas, haja vista, a necessidade de licitação dos projetos.
“Uma parceria com o SENAI que está dando muito certo. Uma economia considerável com a mão de obra dos alunos nestes dois locais. Com essa economia, praticamente se paga metade do valor investido nos cursos, que são ofertados gratuitamente”, explica Marcucci. “Vale destacar que nos trabalhos de limpeza dos locais, contamos com o auxílio dos servidores da pasta e da Secretaria de Viação e Serviços Públicos, que deixaram tudo em ordem para a realização das aulas práticas e, consequentemente, para as reformas”, diz o secretário.
“Além da economia com a mão de obra gratuita, esses cursos oportunizam aos alunos a chance de seguirem uma nova carreira no mercado de trabalho. Em muitos casos se exige especialização para desempenharem tal função e esses rondonenses estão tendo tudo isso, com direito ao certificado no final do curso. Vale lembrar que há muita demanda no mercado de trabalho local, como também tem pessoas querendo ter um bom emprego, então, estamos apenas dando um ‘empurrãozinho’ para quem procura emprego e para quem procura funcionário”, frisa Marcucci.
OS CURSOS
No início do mês de setembro, o município renovou a parceria com o SENAI, com o objetivo de qualificar 1.400 rondonenses, com os 28 cursos ofertados. Neste primeiro momento, oito cursos, com 13 turmas, estão em andamento, qualificando 244 profissionais. O investimento nessas dezenas de cursos é de R$ 85.495,00.
As aulas acontecem dentro de duas carretas móveis que estão localizadas no lago municipal e que contam com verdadeiros laboratórios tecnológicos, com salas de aula sobre rodas, nas quais são realizadas programações de formação inicial e continuada, de curta duração, destinadas a atender às necessidades imediatas e específicas de formação de mão de obra para empresas, indústrias e população em geral.
HORÁRIO DAS AULAS
As aulas de mecânica de automóveis, revisão e manutenção automotiva, de aplicação de revestimento cerâmico e aperfeiçoamento em pinturas de obras são noturnas. As de noções de mecânica automotiva, operação de sistema de refrigeração industrial e sistema de refrigeração comercial são à tarde, e as de instalação e manutenção de ar condicionado split são de manhã e à noite. Alguns cursos também têm aulas nos sábados.