Segundo informações, líderes políticos, caminhoneiros e a população estariam se organizando em manifestações pelo asfaltamento da Supercarretera, no Paraguai.
A Supercarretera, além de ser uma das principais rotas de saída da produção agrícola do Paraguai, também tem extrema importância para brasileiros que se utilizam do transporte fluvial, através do Porto Internacional de Santa Helena.
Na quinta-feira (30), os manifestantes estiveram bloqueando a Supercarretera e nesta sexta-feira (31), a concentração é no Porto Alemão, um dos principais locais de embarque e desembarque de carretas, caminhões e veículos de passeio, que utilizam as balsas para fazer a travessia da fronteira.
Junto às manifestações, segundo informações extraoficiais, estaria ocorrendo a visitação do Intendende (prefeito) de Mbaracayu - PY e do presidente da câmara de vereadores ao Ministro de Obras Públicas do país, pela cobrança do asfaltamento da Supercarretera, como é conhecida a principal estrada do leste paraguaio.
As balsas estão paradas no lado paraguaio, sem previsão de voltarem a operar, já que os manifestantes não permitem o movimento de cargas nos locais de manifesto, enquanto não tiverem uma resposta positiva sobre a reivindicação. As atividades no Porto Internacional de Santa Helena também estão paralisadas.