Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Mais um caso de dengue é confirmado em Maripá; Município segue em estado de alerta
Já são 41 casos notificados e 27 que aguardam o resultado do exame.
Por Assessoria | Postado em: 03/05/2019 - 14:21

Publicidade Publicidade Publicidade

O Município de Maripá confirmou esta semana o segundo caso positivo de dengue e o número de casos suspeitos aumenta a cada dia. Já são 41 casos notificados e 27 que aguardam o resultado do exame. O município segue em estado de alerta e o risco de uma epidemia de dengue é considerável, visto que são necessários apenas 18 casos para que o surto da doença ocorra em Maripá.

A secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, destaca que os casos registrados são apenas uma amostragem, pois podem existir muitos outros de pessoas que não procuram os serviços de saúde pública do município. “Além disso, os sintomas que estão sendo observados nos pacientes doentes têm sido muito severos e preocupam também a assistência a ser prestada. Estamos em estado de alerta e precisamos da colaboração da comunidade para evitar que os casos aumentem, pois é responsabilidade dos moradores vistoriarem suas residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, ressalta.

A Secretaria de Saúde segue com as ações de orientação e dá algumas dicas para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti:

  • Recomenda-se vistoriar e limpar o quintal e a residência frequentemente, ao menos uma vez por semana, principalmente após as chuvas.
  • Deve-se prestar atenção em calhas, lajes, coletores de água da geladeira e de aparelhos de ar condicionado, pratos de plantas, árvores, incluindo galhos e raízes, bananeiras e outras plantas, piscinas, potes de bebedouros de animais, ralos, vasos sanitários e caixas d’água, deixando-os sempre limpos.
  • O lixo doméstico deve ser eliminado diariamente, devendo ser abrigado em local coberto até o dia da coleta.
  • Os proprietários de terrenos baldios ou terrenos da área urbana que estão sendo utilizados para plantio devem fazer a capina mecânica com frequência para eliminar o mato e ervas daninhas, além de fazer a recolha de lixo que eventualmente está espalhado no terreno.
  • Quando há casos notificados, as agentes de saúde realizam a aplicação de UBV costal (veneno) e, neste momento, é importante que as residências sejam abertas a fim de atingir a maior distância possível, dentro e fora de casa.

DENÚNCIAS – A Secretaria de Saúde tem registrado casos de pessoas que têm jogado lixo na casa de vizinhos e em terrenos baldios. Neste caso, quando possível a identificação do infrator, este será notificado e estará sujeito às penalidades previstas em lei.

Denúncias podem ser feitas no Setor de Vigilância em Saúde ou pelos contatos (44) 3687-1133 ou (44) 3687-1572, no ramal 2312. Em caso de dúvidas, a população deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

REGIÃO - Na região oeste do Paraná, entre agosto de 2018 até quinta-feira (2), Terra Roxa já registra 163 casos confirmados de dengue, sendo o total de 675 casos notificados; em Guaíra são 50 casos confirmados; em Santa Helena e Palotina já são 21 casos; em Toledo, 17; e em Marechal Cândido Rondon e Mercedes são 10 casos da doença.

PARANÁ - O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado registrou mais 3 casos de mortes confirmadas pela doença nos municípios de Londrina, Maringá e Cascavel. Agora são 8 óbitos por dengue no Paraná.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Jan às 08:55
Domingo (25) começa com temperaturas amenas, mas calor ganha força ao longo do dia
Cotidiano 24 Jan às 15:50
A proposta reduz em 55% o custo dos exames médicos e psicológicos, que atualmente somam R$ 404,74, para um teto de R$ 180, além de prever outras alterações.
Cotidiano 24 Jan às 13:45
Família perdeu todos os bens e pede apoio da comunidade após o fogo consumir o imóvel na noite de sexta-feira (23
Cotidiano 24 Jan às 09:34
Pizzas, feijoada, música ao vivo e comida caseira fazem parte da experiência no centro da cidade
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento