O início do ano letivo na rede municipal de ensino de Quatro Pontes foi adiado devido à epidemia de dengue no município. A Escola Municipal Dona Leopoldina e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz retomariam as atividades letivas na última terça-feira (04) e próximo dia 10, respectivamente.
A cidade com pouco mais de três mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conta com 164 casos confirmados da doença e 198 notificados, conforme dados do setor de Vigilância Epidemiológica. Até o momento, 18 casos suspeitos foram descartados e outros 17 ainda estão em análise a aguardam resultados.
De acordo com Maíra Cristina Risse, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Quatro Pontes, os principais focos do mosquito transmissor da dengue estão localizados no centro da cidade, sendo que 80% dos casos confirmados foram detectados nessa região. "Na última sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde enviou ofício à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes para esclarecer a situação e optamos pelo cancelamento do início das aulas para não colocar as crianças em situação de risco", declara.
Com a decisão, 480 alunos, entre CMEI e escola, estão sem aulas. Ainda não há previsão para o início das atividades escolares.
Com a exigência de 200 dias letivos e 800 horas-aulas, a reposição dos dias perdidos será realizada no mês de julho, quando acontece o recesso.
Agora, a Secretaria de Saúde aguarda a vinda do inseticida usado para a pulverização. A expectativa é que na próxima semana ele chegue no município. Enquanto isso, outras ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, como os arrastões, já foram realizados com o intuito de recolher lixos e entulhos.
Os quintais são os principais criadouros do mosquito, por isso o trabalho de conscientização é feito diariamente com a comunidade.
Os agentes de endemia continuarão realizando visitas aos imóveis e multas devem ser aplicas aos moradores que não seguirem as orientações.