Uma invasão de terra foi registrada no início da noite de sábado (23) em uma propriedade privada na região da Eletrosul, em Guaíra. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 indígenas invadiram a área reivindicando a posse da terra.
A Polícia Militar, Polícia Federal, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e a Guarda Municipal foram acionados para negociar com os invasores, mas eles se recusaram a sair de forma pacífica.
Após a saída de parte das equipes policiais, a situação se agravou quando cerca de 70 produtores rurais chegaram ao local em seus veículos e entraram em confronto com os indígenas, usando gritos e rojões. Não há informações de feridos.
A Polícia Militar solicitou apoio e outras equipes da PM e à Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), mas devido à inferioridade numérica, manteve-se à distância segura do local. O confronto durou cerca de 15 minutos e terminou com a retirada dos produtores rurais, alguns permanecendo nas proximidades e outros indo embora.
Duas equipes da Polícia Federal retornaram ao local e tentaram uma nova negociação com os indígenas, que contaram com a presença de um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai). No entanto, os indígenas mantiveram a posição de não deixar a área invadida.
Diante dos fatos, a Polícia Federal informou que tomaria medidas judiciais para resolver a questão. Após a saída de todos os produtores rurais, as equipes policiais também deixaram o local e registraram o boletim de ocorrência.