Após mais um dia intenso de combate, o incêndio que atinge o interior de Mercedes foi confinado. O fogo atingiu uma área de mata densa e de difícil acesso na região da Gruta e Beira Rio.
Conforme o Secretário de Agricultura Jairo Mohr, a área com focos do incêndio está cercada por aceiros e, a partir de agora os bombeiros, brigadistas e agricultores realizam o monitoramento do fogo.
Durante o dia de ontem (23), as equipes realizaram o combate com a técnica de fogo contra fogo, que consiste em realizar um incêndio controlado, evitando assim o avanço dos focos do incêndio inicial.
Escalas foram formadas para fazer o monitoramento do fogo durante a noite e o combate, caso o fogo se aproxime dos aceiros. Para hoje (24) é esperado o controle total do incêndio, que iniciou no último sábado (20) e atingiu uma área de mata e lavouras na Gruta e Beira Rio.
Além do fogo contra fogo, as equipes também realizaram a abertura de aceiros em meio a mata e fizeram o combate dos maiores focos. Na segunda-feira, os trabalhos iniciaram ainda durante a madrugada, quando o fogo tomou grandes proporções devido aos fortes ventos.
O incêndio é considerado pelos bombeiros um dos maiores dos últimos anos na região de atuação do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon. A área atingida pelo fogo é de aproximadamente 30 alqueires.