O idoso José Gieteski, de 83 anos, uma das seis vítimas que morreram durante o tornado que atingiu o interior do Paraná na última sexta-feira (7), faleceu enquanto rezava com a esposa, segundo o filho. O fenômeno matou seis pessoas em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava. Mais de 800 moradores ficaram feridos.
“O que me conforta é que ele faleceu em paz, porque ele estava com a mãe rezando”, contou Antonio Gieteski à Ric RECORD. A esposa de José ficou ferida e está internada em estado grave na UTI.
Os corpos de José e das outras vítimas foram sepultados neste domingo (9). A mais jovem foi identificada como Julia Kwapis, de 14 anos, que teve o corpo arremessado pela força do vento. O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias em razão da tragédia.
Veja abaixo quem são as vítimas:
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos provocados pelo tornado de categoria F3 na escala Fujita em Rio Bonito do Iguaçu atingiram uma velocidade estimada de até 330 km/h. Ao menos 90% do município foi afetado pelo tornado.
O Simepar confirmou nesta segunda-feira (10) que houve o registro de mais dois tornados no interior do Estado durante as tempestades de sexta (7). Os fenômenos aconteceram em Turvo e Guarapuava.
Nesta segunda (10), 22 pacientes seguem internados em Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel. O Corpo de Bombeiros afirmou que não há mais buscas ou resgates e atendimentos pré-hospitalares.