O governo municipal de Maripá anunciou nesta quinta-feira (5) um pacote de investimentos de R$ 3,6 milhões em obras na área urbana e rural da sede do município e dos distritos no primeiro semestre de 2023. As obras foram definidas pelo prefeito Rodrigo Schanoski, vice-prefeita Janaína Müller Geraldi e equipe de secretários e discutida em reunião com a equipe financeira e de engenharia na tarde de ontem (4).
De acordo com o prefeito Rodrigo Schanoski, o próximo passo é a contratação das empresas para execução das obras. “Todas as obras definidas já estão com os projetos prontos e faremos agora o encaminhamento das licitações para dar andamento na contratação das empresas. Vamos começar o ano a todo vapor, com várias obras que iniciam nos próximos dias que já estão contratadas, além de todos estes encaminhamentos”, ressalta Schanoski.
Estão inclusos neste pacote o recape de diversas ruas da sede, um trecho de 1,3 quilômetro de asfalto rural em Candeia e 2,5 quilômetros de pedra irregular no interior, atendendo o distrito de Pérola Independente e a sede do município. Também será contemplado o recape de cerca de 2,5 quilômetros da MR 100, acesso secundário que liga o município à PR 182 sentindo Palotina.
“Os investimentos que melhoram a trafegabilidade, tanto na cidade quanto no interior, vão continuar porque são uma demanda constante e muito necessárias”, destaca o prefeito Rodrigo Schanoski.
Além das obras de mobilidade, a Praça Adiles Rota Lui do distrito de Candeia passará por uma revitalização completa, que irá incluir a troca da iluminação, construção de quadras de areia, reforma do alambrado e pintura da quadra existente, construção de banheiro e outras melhorias.
Os investimentos, segundo a secretária de Finanças Lidia Ines Benovit Kurtz, refletem a boa saúde financeira do município. “A receita tem tido um incremento recorrente tanto pelo ICMS quanto pelo FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e a boa gestão dos recursos, com cautela e responsabilidade, permite investimentos como estes por todo o município”, pontua a secretária municipal.
O pacote de obras contempla, ainda, a construção do Parque de Máquinas em Pérola Independente. O objetivo é dar mais agilidade à prestação de serviços, reduzindo o tempo de deslocamento que existe hoje entre a sede do município e as propriedades mais afastadas.