Moradores da região devem ficar alerta ao novo golpe que está sendo aplicado. Trata-se do "golpe da maquininha de cartão". O golpe é praticado da seguinte maneira: golpistas que já possuem dados cadastrais da vítima (nome, telefone, endereço), fazem contato pelo Whatsapp ou telefone, dizendo que possuem uma entrega para a vítima.
Muitas vezes o golpe é praticado no dia do aniversário, a fim de que a vítima não desconfie do motivo de estar recebendo um presente. Após a entrega de algum produto, o motoboy diz que a taxa de entrega precisa ser paga pela vítima, via cartão de crédito.
Quando a vítima passa o cartão de crédito para pagar a taxa, ocorre um erro no pagamento e o entregador troca a máquina de cartão. No visor para pagamento, aparecem valores pequenos (taxas de cinco, sete ou no máximo dez reais), no entanto, quando a vítima consulta a fatura do cartão, foram debitados valores muito superiores, podendo chegar a R$ 5 mil.
A Polícia Civil alerta para que desconfiem de entregas que não foram solicitadas e evitem pagar taxas de entrega no cartão de crédito. Denúncias podem ser feitas ao 181, 190 e 197.