Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Gato-do-mato mobiliza Corpo de Bombeiros e veterinários em bairro de Palotina
Animal foi confundido com onça parda na tarde de quinta-feira (19) e será monitorado até retornar à área de mata
Por | Postado em: 20/02/2026 - 14:51

Publicidade Publicidade Publicidade

A presença de um felino silvestre em uma árvore chamou a atenção de moradores do bairro Oswaldo Criz em Palotina na tarde de quinta-feira (19). A situação inicialmente levantou a suspeita de que se tratava de uma onça parda, mas após avaliação técnica foi confirmado que o animal é um gato-do-mato.

De acordo com o tenente Eduardo Ortiz Novinski, do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 13h após moradores relatarem a possível presença de um animal de grande porte no bairro União. Antes mesmo do deslocamento, os bombeiros solicitaram apoio de professores e médicos veterinários da universidade local, procedimento considerado comum nesse tipo de ocorrência.

No local, os profissionais identificaram corretamente o animal como sendo um gato-do-mato. Após avaliação conjunta, ficou definido que não seria realizada a captura. Segundo o tenente, o felino está saudável, não apresenta ferimentos e não estava preso ou encurralado, o que indica que deve descer da árvore espontaneamente e retornar à área de mata nas proximidades.

Ainda conforme os bombeiros, o animal não oferece risco às pessoas nem a outros animais domésticos. A tentativa de captura, segundo a equipe técnica, poderia causar estresse ou até ferimentos no próprio felino.

Os moradores do entorno foram orientados sobre a situação e informados de que a tendência é que o animal deixe o local nas próximas horas. A recomendação é apenas monitorar, mantendo distância e evitando qualquer tipo de intervenção.

A orientação também é para que o endereço exato não seja amplamente divulgado, a fim de evitar aglomeração de curiosos e movimentação desnecessária no bairro.

Últimas Notícias
Cotidiano 20 Fev às 16:43
Buffet completo e ambiente climatizado garantem sabor e conforto para reunir a família e os amigos
Cotidiano 20 Fev às 15:10
O ambiente aquecido é combustível para a formação de tempestades, com maior um potencial no Noroeste, Norte, Campo Gerais e Leste do Paraná (entre Curitiba e as praias).
Cotidiano 20 Fev às 13:39
A vítima foi identificada como Gabriel Moraes, de 25 anos, que estava desaparecido desde o início da semana após um afogamento no mesmo local.
Cotidiano 20 Fev às 11:31
Registrou uma curiosidade como esta? Envie para nossa equipe e ajude a comunidade a conhecer essas aparições que não são tão comuns em nossa região.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento