A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), sob o comando do delegado Marcos Fontes, realizou na manhã desta sexta-feira (13), a "Operação Five Minutes", com ações nas cidades de Cascavel e São José dos Pinhais. A operação teve como objetivo combater o furto de caminhonetes Toyota Hilux.
Ao todo, 22 mandados judiciais foram expedidos, sendo 10 de prisão preventiva, após quatro meses de investigação que combinaram inteligência policial e técnicas avançadas de investigação criminal.
Durante esse período, a PCPR identificou um grupo criminoso especializado na subtração de caminhonetes de luxo. A quadrilha, apontada como responsável por 16 furtos, causou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões às vítimas.
Segundo a polícia, o grupo adotava táticas para dificultar as investigações. Após os furtos, as caminhonetes eram levadas para bairros distantes da cena do crime e deixadas estacionadas em vias públicas por até dois dias, para garantir que não havia rastreadores nos veículos. Posteriormente, os automóveis eram encaminhados para cidades na região de fronteira com o Paraguai.
Além disso, os criminosos utilizavam diversos veículos de apoio para evitar o rastreamento de suas ações. Dois automóveis furtados foram recuperados durante as diligências.
Os veículos usados pela quadrilha foram apreendidos, com o objetivo de desestruturar economicamente o grupo. A PCPR destacou que pretende solicitar ao Ministério Público que os automóveis sejam leiloados em hasta pública, possibilitando o ressarcimento das vítimas.
A operação foi batizada de "Five Minutes" devido ao tempo médio que os criminosos levavam para realizar os furtos.
A ação contou com o apoio de diversas unidades da PCPR, como a Delegacia de Homicídios, Núcleo da Divisão de Narcóticos, Grupo de Diligências Especiais, Grupamento Aéreo e o Núcleo de Operação com Cães.
As investigações continuam para apurar o possível envolvimento do grupo em outros crimes e identificar eventuais comparsas.