A Secretaria Municipal de Saúde de Maripá lamenta a perda da jovem maripaense de 16 anos, ocorrida neste domingo (12) no município de Campo Largo, onde encontrava-se internada para tratamento de saúde.
No dia 30 de outubro, a jovem deu entrada no Pronto Atendimento 24 Horas de Maripá com enxaqueca, onde foi atendida pela equipe médica e liberada com orientação de retorno em caso de piora do quadro. No dia seguinte, voltou a procurar atendimento e foi encaminhada para novos exames, que constaram um quadro de AVC hemorrágico.
Imediatamente, providências foram tomadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Maripá para que a jovem fosse transferida pelo SAMU, para o hospital de referência Bom Jesus em Toledo, onde prontamente realizou procedimento cirúrgico.
Após a cirurgia, a equipe médica do Hospital Bom Jesus decidiu transferir a paciente para o Hospital de Campo Largo, maior referência na área. Em Campo Largo, a paciente continuou internada e recebendo acompanhamento médico adequado, mas seu quadro clínico sofreu uma piora no último domingo (12), quando infelizmente não resistiu e veio a óbito.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maripá esclarece que, desde o início, prestou o devido atendimento e seguiu os protocolos médicos adequados, tomando todas as providências para a sua transferência imediata assim que os exames demonstraram essa necessidade, encaminhando a jovem para o hospital de referência da região.
Assim que tomou conhecimento dos fatos no final do dia de domingo, o prefeito Rodrigo Schanoski convocou uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde para apurar o ocorrido e encaminhar as medidas necessárias de apoio à família.
No momento, a equipe está prestando todo o auxílio possível aos familiares, inclusive com o translado do corpo para o município de Maripá. A Secretaria Municipal de Saúde lamenta profundamente a morte da jovem e se solidariza com os seus familiares e amigos.