Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Fachin suspende decisões que impediam demarcação de terra indígena
Processo foi anulado pela Funai no governo anterior
Por Agência Brasil | Postado em: 17/01/2024 - 08:16

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (16) a suspensão de ações judiciais que travaram o processo de demarcação da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, no Paraná.

De acordo com o ministro, as decisões não observaram o direito ao contraditório e à ampla defesa das comunidades indígenas.

"É fundamental que as soluções possam de fato refletir as diferenças de realidade e de percepção entre as partes. O envolvimento ativo de todos os atores estatais, sobretudo para ouvir as partes e as auxiliar a encontrar pontos comuns", decidiu Fachin.

A decisão foi tomada em meio ao aumento dos conflitos violentos na região diante da retomada do processo de demarcação de terra pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na quarta-feira (10), indígenas da etnia Avá-Guarani foram alvo de tiros enquanto rezavam. O ataque deixou quatro feridos, que foram levados para um hospital de Toledo, no Paraná.

Durante o governo anterior, a Funai anulou o processo de demarcação da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira. O território está localizado nos municípios paranaenses de Guaíra, Altônia e Terra Roxa, próximos à fronteira do Brasil com o Paraguai.

Em 2022, o Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação à Funai para revogar a Portaria 418/2020, norma que invalidou o processo.

No ano passado, a nova gestão da Funai anulou a medida anterior, o processo foi autorizado a ser retomado, mas continuou suspenso por uma decisão da Justiça Federal.

Últimas Notícias
Cotidiano 07 Set às 10:08
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (06) durante reunião emergencial do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Cotidiano 06 Set às 16:12
Confira o horário de atendimento e aproveitar seu final de semana na Odara
Cotidiano 06 Set às 15:36
PRF contou com o apoio dos Bombeiros; o uso da aeronave foi determinante para garantir a sobrevivência do paranaense
Cotidiano 06 Set às 06:41
Dois trabalhadores foram resgatados pouco tempo depois, mas o terceiro, que chegou a ficar totalmente soterrado, estava preso à soja num ponto de difícil acesso no silo.
Cotidiano 05 Set às 18:30
Uma noite de muita animação para toda a comunidade, garanta já o seu ingresso nos postos de venda.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento