Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Facebook encerra parceria com provedores de dados para anunciantes
Os dados dos usuários foram usados pela consultoria para distribuir propaganda da campanha do republicano Donald Trump
Por Folha Press | Postado em: 30/03/2018 - 17:18

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Facebook informou que vai encerrar suas parcerias com grandes provedores de dados que ajudam anunciantes a enviar propaganda segmentadas para usuários da rede social. O movimento é mais uma das ações da empresa após o escândalo do vazamento de dados pessoais de 50 milhões de pessoas para a consultoria política Cambridge Analytica, que colocou dúvidas sobre como o Facebook trata as informações dos usuários.

Os dados dos usuários foram usados pela consultoria para distribuir propaganda da campanha do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais americanas de 2016. 

O Facebook oferece aos anunciantes a opção de segmentar seus anúncios com base em dados coletados por empresas como a Acxiom e a Experian. Essas companhias combinam os dados presentes na rede com informações próprias, como padrão de consumo em lojas físicas.

Combinando essas informações com as já disponíveis no Facebook e as dos bancos de dados dos anunciantes, é possível enviar propaganda levando em conta faixa de renda, atividade profissional e padrão de consumo, por exemplo. Quando um anunciante usa serviço do tipo para distribuir propaganda no Facebook, a companhia divide parte da receita com o provedor de dados.

A ferramenta, chamada Partner Categories, foi criada em 2013 e tem sido amplamente utilizada entre certas categorias de anunciantes -como montadoras, fabricantes de artigos de luxo e empresas de bens de consumo- que não vendem diretamente aos consumidores e têm relativamente pouca informação sobre quem são seus clientes, segundo o Facebook. Ela deve ser encerrado em seis meses. "Embora essa seja uma prática comum na indústria, acreditamos que esse passo ajudará a melhorar a privacidade das pessoas no Facebook", disse Graham Mudd, diretor de marketing de produtos do Facebook, em comunicado.

O Facebook se recusou a comentar sobre como a mudança poderia afetar sua receita publicitária. Os anunciantes ainda poderão usar serviços de dados de terceiros para medir o desempenho de seus anúncios examinando dados de compra, disse o Facebook. O Facebook também ajustou as configurações de privacidade em seu serviço nesta quarta-feira (28), dando aos usuários controle sobre suas informações pessoais em menos etapas.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Nov às 14:45
Funerária Santa Rosa
Cotidiano 28 Nov às 11:29
Se antecipe e garanta para o almoço de domingo os melhores assados de Nova Santa Rosa
Cotidiano 28 Nov às 11:05
Michele iniciou sua trajetória na cooperativa médica em 2018 e atuou em diferentes setores, como a coordenação de enfermagem do Unimed 24h e do HGU.
Cotidiano 28 Nov às 08:50
O evento marcou a conclusão de um importante projeto que certificou 73 jovens, prontos para atuar com mais consciência e responsabilidade.
Cotidiano 28 Nov às 08:25
Neste ano, o município registrou apenas 846 mm de chuva, representando 49,5% da média dos últimos três anos
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento