Os prefeitos e prefeitas dos 58 municípios da AMOP escolheram, por unanimidade, o nome do ex-deputado estadual Elio Rusch para ser homenageado com o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná.
A votação foi feita durante assembleia ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná na última semana. E nesta segunda-feira, 16, o convite foi entregue em mãos pelo presidente da AMOP e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, e o diretor-geral da entidade, Vinicius Almeida, no gabinete do homenageado na ouvidoria da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.
“Foi uma surpresa. Quase caí da cadeira quando vi o meu nome no convite. Não esperava, sinceramente. Mas, recebo com muita humildade por tantos anos de serviços prestados ao Oeste do Paraná, cumprindo sempre o que a função me exigiu. E, com certeza, será um reconhecimento que guardarei no lado esquerdo do peito”, contou Elio Rusch, que hoje exerce o cargo de ouvidor-geral da ALEP.
Ex-deputado estadual por 32 anos consecutivos, Elio Rusch tem 72 anos, nasceu no município gaúcho de Crissiumal em 16 de maio de 1952, mas veio para o Paraná e se estabeleceu em 1972 em Marechal Cândido Rondon, onde construiu uma extensa trajetória política. Ele deixou a vida pública no início de 2023, após 46 anos de serviços prestados.
Para o presidente da AMOP, Marcio Rauber, o título de Cidadão Honorário do Paraná é um reconhecimento de todos os prefeitos e prefeitas da AMOP pelo trabalho realizado ao longo de todos esses anos.
“Fiz questão de entregar o convite ao Elio em mãos até para presenciar a emoção com quem ele recebeu. Não falamos nada previamente. Ele só descobriu quando abriu o envelope e viu o nome dele lá. Mas, é muito gratificante para mim como rondonense, como companheiro político dele, prestar este reconhecimento por quem sempre foi um defensor do municipalismo e do desenvolvimento regional, algo ressaltado por todos os membros da AMOP”, disse Rauber.
“Quero fazer um agradecimento ao Marcio Rauber, ao Vinicius Almeida, e dividir essa honraria com todas as lideranças da região”, ressaltou Elio Rusch.