Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Estudante e professora de Palotina se destacam em Feira Nacional
O evento contou com 345 projetos finalistas desenvolvidos por 716 estudantes de todo o Brasil.
Por | Postado em: 01/04/2021 - 11:32

Publicidade Publicidade Publicidade

Os palotinenses João Pedro Silvestre Armani (Colégio Alfa) e Carlise Debastiani (diretora do Colégio Terra do Saber) participaram da Febrace, a maior Feira de Ciências do Brasil realizada na Universidade de São Paulo. Por causa da pandemia a feira aconteceu de forma virtual no período de 15 a 27 de março. O evento contou com 345 projetos finalistas desenvolvidos por 716 estudantes de todo o Brasil.

O projeto desenvolvido pelos palotinenses utiliza resíduos agroindustriais para combater o mosquito Aedes aegypti, formulando três soluções inseticidas com efeito letal em ovos, larvas e pupas. Através da iniciativa, os palotinenses obtiveram três premiações, sendo elas, o terceiro lugar em Ciências da Saúde, Prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo e o credenciamento para o National Youth Science Camp.

O prêmio internacional foi oferecido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, que dentre os mais de 700 estudantes, selecionou apenas quatro para serem os "delegates" e representarem o Brasil nesse evento, sendo um deles, o aluno João Pedro. O acampamento cientifico normalmente aconteceria na Monongahela National Forest em West Virginia (Estados Unidos) e duraria 4 semanas, sendo que nele, já palestraram cientistas como Neil Armstrong, o qual apresentou os planos futurísticos para a missão Apollo tripulada à Lua, em 1964. Devido à pandemia da COVID-19, o NYSCamp 2021 será uma experiência inteiramente virtual que incluirá palestras, estudos dirigidos e seminários com profissionais STEM de prestígio e emergentes que estão fazendo a diferença em seus campos de estudo.

“Fiquei extremamente feliz e lisonjeado pela oportunidade que foi nos dada. Participar, mesmo que virtualmente, de um evento de tal grandiosidade, prestígio e excelência será, com certeza, uma experiência inesquecível. As trocas de experiências, culturas, conhecimentos e inovações serão muito enriquecedoras, além de estar em contato direto com o inglês e desenvolver outras habilidades”, destaca o aluno.

Os autores salientam que o trabalho, o qual englobou diversas etapas e temas, envolveu a participação de inúmeras pessoas e instituições, sendo através de fornecimento de materiais ou de informações. O projeto teve o apoio do Setor de Endemias de Palotina, em especial dos supervisores Helena Aparecida Wiegue e Valdir Alves de Matos Júnior, da coordenadora Terezinha Zanetti e das agentes Leoni Rossarolla Arcanjo, Rosalina Bastos e Sônia de Fátima Silva, assim como dos professores da UFPR, Alessandro Jefferson Sato, Lucíola Thais Baldan, Dilcemara Cristina Zenatti, Roberta Paulert, Cláudia Caramelo Brazão, Alexandre Pereira e Julião Martinez.  Além deles, os palotinenses agradecem à professora Luciana Bonfim, Cotriguaçu, ao LABORTEC, C. Vale, Vinícola Bordignon, Cafeeira Copacol, TresBomm, Carmem Nava, Elza Seleme, Mirtes Benetti, Gládis Bonafim e Andressa Bittencourt. “Agradecemos a todos pelo apoio ao nosso projeto. Parafraseando Newton, se conseguimos enxergar mais longe foi porque nos apoiamos em ombros de gigantes”, destaca João Pedro.

Últimas Notícias
Cotidiano 22 Jan às 05:07
Parto ocorreu no Hospital Bom Pastor e transcorreu bem, apesar de a gestação ser considerada de risco
Cotidiano 21 Jan às 17:30
O programa Entre Amigos desta noite traz um relato impactante e histórico da recente viagem do Pastor Carlos Tagliatella por Israel e regiões diretamente afetadas pela guerra
Cotidiano 21 Jan às 17:00
Calçados de marcas conhecidas, vestuário em oferta e novidades já confirmadas para fevereiro
Cotidiano 21 Jan às 15:37
Telefone/WhatsApp: 44 99756-0611 Contato: Ricard
Cotidiano 21 Jan às 14:24
Confiança, potência e durabilidade para o seu dia a dia
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento