Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Estudante de Toledo conquista primeiro lugar em universidade federal para cursar Medicina
Mayane estudou a vida toda em escola pública
Por Toledo News | Postado em: 13/05/2021 - 14:00

Publicidade Publicidade Publicidade

Mayane Tayná da Silva, de 21 anos, foi aprovada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a primeira colocação em sistema de cotas. Após cinco tentativas de aprovação em Medicina via Enem, o sonho de um lugar em uma universidade federal para prestar o curso mais concorrido do país foi realizado. No exame de 2020, ocorrido em 2021 por conta da pandemia, Mayane alcançou a conquista tão esperada. Para compensar a espera e os anos de estudo, a vaga teve um sabor ainda mais especial: A jovem ficou na primeira colocação na classificação de cotas.

Na preparação mais recente, ela contou com a ajuda do pré-vestibular Fleming Medicina de Cascavel, onde foi bolsista. Por conta das restrições presenciais ocasionadas pelo Novo Coronavírus (Covid-19), ela pôde assistir às aulas de casa, no município de Toledo. Mas acostumar-se ao modelo remoto foi um processo. “O maior impacto da pandemia foi a adaptação à rotina de estudar em casa, pois já estava acostumada com o presencial e foi uma mudança radical. A alteração do método de estudo para as provas foi o que mais me afetou, mas consegui”, conta Mayane.

No Enem 2020, a estudante melhorou seu desempenho em todas as provas objetivas. Na Redação, conseguiu uma média de 880, um pouco menos do que no ano anterior, mas, somada às outras médias, suficiente para a melhor nota de aprovação entre os candidatos que concorriam com ela. Ao longo do ano, acompanhamentos específicos, disciplinas de mapeamento de prova e cadernos de exercícios auxiliaram a jovem a obter esse resultado.

Mayane estudou a vida toda em escola pública, sempre com bastante dedicação, característica que a permitiu realizar o sonho de cursar Medicina. “Desde a infância, tenho a dedicação como característica. Ser uma aluna aplicada não é muito difícil. Em alguns conteúdos, tinha mais dificuldade, mas me aplicava para entende-los”, lembra. 

Assim como a dedicação, a paixão pela área médica também vem de quando era mais nova. A agora acadêmica do curso cresceu fascinada sobre como as coisas funcionam em seus interiores. Um pouco maior, a fascinação se tornou curiosidade relacionada ao corpo humano. Hoje em dia, ela se encanta a respeito de como o equilíbrio entre os aspectos físicos e mentais impactam na saúde das pessoas. Quando exercer a profissão, a futura médica quer ser cirurgiã. “Pretendo seguir a cirurgia geral. Entender muito sobre uma parte do corpo humano é interessante. Mas aprender um pouco sobre cada uma é mais ainda”, explica a preferência.

Últimas Notícias
Cotidiano 04 Fev às 17:40
Liberdade, conforto e som de qualidade
Cotidiano 04 Fev às 17:20
Mais informações e agendamentos pelo telefone (45) 99852-7625.
Cotidiano 04 Fev às 16:50
Prisão ocorreu em Salto del Guairá, município paraguaio na fronteira com o Oeste do Paraná
Cotidiano 04 Fev às 15:03
Bate-papo ao vivo vai esclarecer dúvidas, quebrar tabus e mostrar como a doação de órgãos pode salvar vidas
Cotidiano 04 Fev às 14:40
Local foi interditado e sinalizado para garantir a segurança dos moradores
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento