A moradora de Cascavel Maria Noeli Dutra foi surpreendida com a plantação de milho que cresceu no quintal de casa. Isso porque, os pés chegam a medir 3,30 metros de altura, e as espigas 46 centímetros. Em média, um pé de milho pode medir 2,5 metros e a espiga no máximo 30 centímetros.
Maria, que é cuidadora de idosos, contou que a curiosidade dos vizinhos ficou grande assim como a plantação.
“Os milhões estão na porta de casa. A curiosidade ficou grande, todo mundo quer saber o segredo para crescer", comentou.
Segundo o engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Erivan Marreiros, são diversos os fatores que podem contribuir para que a planta chegue a esse porte.
“A questão genética da variedade, isto é, a capacidade que ela tem de atingir determinado tamanho, além de fatores ambientais como temperatura, umidade, chuvas, equilíbrio dos nutrientes e pH do solo”, explica.
Maria recebeu a visita do engenheiro que lhe deu orientações sobre o momento ideal para colher a espiga. “Ela deve observar quando a espiga ganhar diâmetro, ficar mais grossa, e pela cor do cabelo da espiga – ele escurece e fica mais ressecado”, detalhou.
Com as dicas, Maria garantiu:
“Vou chamar a amiga que deu as sementes e vamos fazer cozido, já vai para a panela”.