Em Maripá, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado com um grandioso evento na tarde de sábado (9). A edição 2024 do Encontro Municipal de Mulheres reuniu cerca de 1.000 maripaenses para uma programação especial promovida pelo governo municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.
“O evento foi maravilhoso”, afirma a maripaense Cristiane Boldrin. “Uma boa iniciativa da prefeitura de Maripá em respeito as mulheres, que precisam de carinho e atenção, porque a gente sabe que muitas mulheres passam por dificuldades e com uma palestra dessa e um evento maravilho como este dedicados a nós, só temos a agradecer”, ressalta.
Como mensagem central, o evento trouxe uma palestra com a deputada estadual Cloara Pinheiro que, em meio a sua trajetória, perdeu uma filha para um câncer raro quando ainda criança e conta sua história como exemplo de superação. Além de assistente social por formação e apresentadora de televisão por muitos anos, Cloara é atualmente deputada estadual e procuradora da mulher no Paraná.
“Que coisa mais linda o evento de hoje aqui em Maripá. Dia 9 de março vai ficar na história da minha vida também. Mil mulheres que escutaram um pouco da minha história e quero agradecer muito a hospitalidade. Eu fico emocionada de ver a organização do evento e o empenho de todos que fizeram parte. Parabéns Maripá e espero retornar aqui no próximo ano”, celebra a deputada.
O evento também contou com um delicioso café colonial e um show com a dupla Daiane & Denise. “Um momento de muita alegria comemorar com este evento o Dia Internacional da Mulher. Nosso muito obrigado a todas que se fizeram presentes. Fico muito feliz em ver a casa cheia, essa energia boa, a união e a força da mulher sendo representadas neste momento”, pontua o prefeito Rodrigo Schanoski.
CONSELHO – O Município de Maripá instituiu, em julho de 2023, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM. A iniciativa é um passo importante na garantia de direitos e promoção de políticas públicas voltadas exclusivamente às mulheres.
O conselho tem por finalidade possibilitar a participação popular e propor diretrizes de ação voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero, assim como exercer orientação normativa e consultiva sobre os direitos das mulheres no âmbito municipal.
CANAIS DE DENÚNCIA – Como iniciativa inicial, o CMDM divulgou durante o evento um cartão com os canais de denúncia para casos de violência contra a mulher. São eles:
· Registro Online: policiacivil.pr.gov.br
· Denúncia Anônima: Disque 181
· Denúncia Crime: Disque 190
· Disque Direitos Humanos: Disque 100
· Proteção Especial Maripá: (44) 92002-6724