A Educação de Mercedes está entre as cinco melhores do Paraná e na 1ª Colocação do Núcleo Regional de Toledo. É o que apontam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados, nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC).
De 2019 a 2023, o desempenho educacional de Mercedes registrou um avanço significativo, com a nota do Ideb subindo de 6,4 para 8 – o melhor resultado já alcançado pelo município. O Ideb é o principal parâmetro para avaliar a qualidade da educação básica.
“A nossa evolução na educação é clara e visível em todos os aspectos. Estamos oferecendo uma educação de alta qualidade, preparando nossos alunos para um futuro desafiador e competitivo. Esse resultado é fruto do empenho de toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, famílias e colaboradores,” afirmou Juciane Brum, Secretária de Educação e Cultura.
Como é calculado o Ideb:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado através da seguinte fórmula: primeiro, os resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática são convertidos em uma escala de 0 a 10. Em seguida, a média dessas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa (anos iniciais, anos finais e ensino médio), com valores que vão de zero a 100.