Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Palotina, um em Quatro Pontes e o último, em Marechal Cândido Rondon.
Uma mulher foi presa em Palotina. O homem, em Marechal, durante tentativa de fuga.
A PRF informou que não tem previsão para a pesagem da droga apreendida.
A operação polícia ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) no Jardim Diamante, Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) apreenderam dois fuzis, 14 pistolas, munições e toneladas de maconha acondicionadas em grandes caixas de madeira.
A droga ainda será pesada, mas provavelmente é a maior apreensão de maconha realizada este ano no estado, e uma das maiores do país.
A investigação teve início a partir de informações levantadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu. A suspeita inicial era de uma rota de tráfico de armas e drogas que abasteceria a criminalidade organizada que atua no Rio de Janeiro.
Uma das caminhonetes havia sido roubada em maio de 2019, no município de São Gonçalo (RJ). A outra, em Magé, também no Rio de Janeiro, em janeiro do ano passado. Já o carro de luxo foi furtado na cidade de São Paulo (SP), em maio de 2018.
O fato de as duas caminhonetes terem sido roubadas no estado do Rio de Janeiro reforça a conexão entre crimes violentos e o tráfico de armas e drogas.
Balanço preliminar da ação conjunta da PF e PRF:
– Sete grandes caixas de madeira com toneladas de maconha (a ser pesada);
– Um pacote de haxixe;
– Dois fuzis, um deles de calibre 762 e outro, 556;
– 14 pistolas;
– 4 kits rajada (acessório que transforma pistolas em armas automáticas);
– Duas pessoas presas (um homem e uma mulher);
– Três veículos com alerta de roubo recuperados (duas caminhonetes e um automóvel de luxo).