Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Dois pacientes morrem durante espera de leitos de UTI geral em Cascavel, diz prefeitura
Segundo a prefeitura, nesta segunda-feira (14), 35 pacientes aguardam nas UPAs para serem transferidos para um leito de UTI geral; taxa de ocupação na rede pública é de 96,4%.
Por G1 Paraná | Postado em: 15/09/2020 - 09:26

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

Duas pessoas, de 78 e 55 anos, morreram em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em Cascavel, no oeste do Paraná, enquanto aguardavam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral nos hospitais da cidade e da região, segundo a prefeitura.

Conforme o município, até o final da tarde desta segunda-feira (14), 35 pacientes aguardavam nas UPAs por uma transferência para um leito hospitalar.

O último boletim divulgado pelo município, desta segunda, aponta que a taxa de ocupação atingiu 96,4% nos leitos de UTI geral, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Cascavel. Dos 52 leitos ofertados, dois estão livres.

Uma das vítimas era Hugo Senger, de 55 anos, que estava internado desde quinta-feira (10) na UPA Brasília.

Ele conseguiu uma vaga de UTI no sábado (12), mas teria que ser transportado por quatro horas até Sarandi, no norte do Paraná. Devido ao quadro de saúde dele, não foi transferido e morreu poucas horas depois.

"Infelizmente, ele veio a falecer por falta de uma UTI para o estado dele, porque não tinha nenhuma. É um sentimento de revolta. Eu não tenho palavras para explicar, porque é um ser humano ali necessitando e não ter, ver que deixaram meu irmão falecer assim", contou a irmã de Hugo, Rosângela Senger.

Na manhã desta segunda-feira houve uma reunião para discutir o colapso do sistema de saúde na cidade e região, na 10ª Regional de Saúde.

Representantes do município, do governo do estado, do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu) e do Ministério Público do Paraná (MP-PR) participaram do encontro para buscar soluções e tentar amenizar o problema da região.

"A contenção social gerou uma retenção das pessoas em casa com uma certa tranquilidade. A hora que houve um afrouxamento, muita gente começou a querer recuperar o atrasado e os acidentados foram um exagero. Os pacientes mais graves são de acidentes de trânsito da região. Antes a gente conseguia dar vazão aos casos das UPAs, porque os acidentes não estavam chegando, aí quando os acidentes começaram a chegar, começam a represar leitos no hospital universitário e represa pacientes nas UPAs, eles pioram lá e precisam, cada vez mais, de leitos com maior complexidade", disse o diretor do Hospital Universitário de Cascavel, Rafael Muniz.

No fim de semana, foram registrados dois acidentes graves na região oeste, com 13 feridos.

De acordo com o promotor do Ministério Público Angelo Mazuki, as pessoas precisam prevenir acidentes para evitar a necessidade de um leito de hospital. 

"Não acredito em uma solução fácil, acho que a população precisa tomar mais cuidado, mais do que nunca, para não precisar do sistema de saúde", explicou. 

Os leitos de UTI geral são para atender vítimas de acidentes graves e outras doenças. Quando não há leitos disponíveis, os pacientes são transferidos para cidades da região. Entretanto, no fim de semana, além de Cascavel, Toledo também estava com a ocupação máxima nos leitos de UTI. 

"Os pacientes tiveram que ir para outras cidades mesmo com convênio ou atendimento privado. É uma situação que extrapolou completamento a capacidade do sistema de Cascavel", disse o chefe da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci.
Últimas Notícias
Cotidiano 23 Jun às 14:00
O ato reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da instituição e lideranças da região.
Cotidiano 23 Jun às 10:21
Nesta quarta-feira (24), o estabelecimento transmite em telão a partida da Seleção Brasileira a partir das 19h.
Cotidiano 23 Jun às 09:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 23 Jun às 08:15
Em Nova Santa Rosa, a manhã começou com temperatura de 9°C e sensação térmica de 7°C, com céu aberto e sem previsão de chuva.
Cotidiano 23 Jun às 07:42
Após uma vida marcada por desafios desde o nascimento, Mathias faleceu na manhã de segunda-feira e deixa uma história de luta que comoveu toda a região
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento