Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Dois municípios do PR enfrentam epidemia de Dengue e outros 52 estão em alerta
Por Bem Paraná | Postado em: 13/02/2019 - 07:31

Publicidade Publicidade Publicidade

Um segundo município do Paraná entrou em situação de epidemia de dengue. Trata-se de Ludionópolis, localizado na região metropolitana de Londrina, que registrou na última semana, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 13 novos casos autóctones da doença (ou seja, a infecção ocorreu no próprio município). 

Uraí, também no norte do Paraná e que já estava em situação de epidemia, apresenta oito novos casos. 

Ainda segundo a Sesa, além dos dois municípios que já estão em situação de epidemia, outras 52 cidades estão classificadas em situação de risco de epidemia, sendo que nove desses municípios apresentam alto risco, sendo necessária a adoção de medidas de controle. 

A maioria desses municípios fica no Litoral, Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. São eles: Paranaguá, Guaratuba, Maringá, Apucarana, Cianorte, Umuarama, Guaíra, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

Na última semana (entre os dias 05 e 12 de fevereiro), inclusive, o número de casos de dengue confirmados no Paraná cresceu 46,88%, saltando de 224 para 329. Já o número de casos notificados cresceu 14,9%, passando de 7.736 para 8.889.

Até aqui, 268 municípios do Paraná (67,2% do total) já notificaram possíveis casos de dengue, enquanto 72 municípios (18%) já confirmaram episódios da doença. Os municípios com maior número de casos suspeitos notificados são Londrina (1.988), Foz do Iguaçu (943) e Paranaguá (587). Já os municípios com maior número de casos confirmados são: Londrina (63), Uraí (60) e Foz do Iguaçu (30).

Curitiba, por sua vez, notificou 374 casos, dos quais 176 já foram descartados e outros três, confirmados. Nessas três situações, porém, a infecção ocorreu fora do município. Além disso, a Capital também teve um caso de chikungunya confirmado, assim como Foz do Iguaçu e Medianeira. Segundo a Sesa, os três casos são importados e a infecção ocorreu no Paraná, estado que enfrenta um surto da doença.

O verão, com temperaturas mais altas e o clima chuvoso, propicia o acúmulo de água e o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. 

Quem viaja deve redobrar os cuidados para evitar o avanço da doença, tanto no seu imóvel, que ficará desabitado, como na casa eventualmente alugada para a temporada.

Últimas Notícias
Cotidiano 21 Fev às 17:35
Evento acontece no domingo (22), em Novo Blumenau, com programação especial, almoço típico e animação do Musical ConvikSom
Cotidiano 21 Fev às 15:38
Na primeira consulta, os pacientes devem chegar com 15 minutos de antecedência e apresentar RG, CPF e Cartão SUS.
Cotidiano 21 Fev às 14:40
Campanha “Compre 1 Leve 2” é válida até 28 de fevereiro e inclui linha verão, exceto chinelos
Cotidiano 21 Fev às 13:35
Novo serviço entra oficialmente em operação na próxima semana após fase de testes e ajustes finais
Cotidiano 21 Fev às 09:25
Projeto de lei atualiza o Código do Consumidor e obriga operadoras a detalharem cobranças
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento