A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira (14) que um tornado passou pelo município de Guatambu, no Oeste catarinense, durante a tempestade desta segunda-feira (13). A ocorrência, segundo o órgão, foi identificada com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil e as imagens de radar e satélite analisadas.
O fenômeno ocorreu por volta das 23h e destelhou casas e quebrou árvores. Segundo o órgão, os relatos dos moradores que tiveram suas casas destruídas também serviram de base para confirmar a ocorrência.
“Acordei com um barulho muito alto, até estranhei e abri a janela. Mas logo virou o vento e apareceu um redemoinho que parecia que ia levantar a casa do chão”, disse um morador consultado por agentes do órgão.
A Defesa Civil classificou o fenômeno como sendo uma supercélula, com características tornádicas. O evento foi captado pelo Radar Meteorológico de Chapecó.
"Em sua assinatura, a célula apresenta um gancho, notado no campo de refletividade, bem como uma rotação, indicada pela presença de mesociclones no produto de Indicativo de Tempestade Severa", indicou o órgão.