A Defesa Civil emitiu alertas sobre riscos de tempestades nas regiões Centro, Campos Gerais, Norte e Oeste do Paraná nesta terça-feira (8). Para algumas regiões do estado há previsão de ventos de até 70 km/h, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A possibilidade é maior no interior, diz o meteorologista Samuel Braun.
Tanto é que, em Maringá, no norte do estado, na madrugada desta terça-feira (8) cerca de 50 raios atingiram o solo, segundo o Simepar.
O órgão também destaca que entre esta terça (8) e quarta-feira (9) os ventos podem se aproximar de 70 km/h em Ponta Grossa (Campos Gerais), Guarapuava (Centro) e Cascavel (Oeste).
Em outras cidades, como Curitiba e Maringá, a previsão é que a velocidade dos ventos chegue a 55 km/h.
“Os ventos mais fortes devem ser observados no interior do Paraná. Eles têm a ver com a formação de um sistema de baixa pressão, que favorece gradientes de pressão - e o vento é uma resposta a isso”, explica o meteorologista Fernando Gomes.
Semana começou com ventanias
Na segunda-feira (7) fortes ventos foram registrados em alguns pontos do Paraná. Em Curitiba, por exemplo, o Simepar registrou rajadas próximas a 50 km/h.
Em outras cidades, como Paranaguá e Antonina, no litoral, telespectadores da RPC enviaram vídeos mostrando tempestades de areia.
Em Guarapuava, o vento forte destruiu estufas de uma propriedade rural.