A reportagem do Portal está acompanhando o caso da criança de 3 anos, moradora de Nova Santa Rosa, que teve duas fraturas fechadas no braço direito após cair enquanto brincava em uma cama elástica na manhã de quinta-feira (19).
A criança foi levada ao Hospital Bom Pastor no início da tarde de ontem e, por volta das 16h00, foi encaminhada à Palotina para fazer Raio-X no Hospital da Unimed, onde o município tem convênio por não estar realizando o exame - a sala está há tempo fechada e até hoje não foi colocada em funcionamento pela prefeitura.
O resultado do exame (imagem acima) apresentou duas fraturas fechadas no braço da criança, que voltou para o hospital Bom Pastor após fazer o Raio-X, e ficou aguardando em um leito a transferência para algum hospital da região a fim de receber atendimento especializado.
Na manhã de hoje (20), a vítima de 3 aninhos recebeu alta, sendo que a mãe foi informada pela Secretaria de Saúde que não há o que fazer, pois o CISCOPAR em Toledo estará fechado a partir de hoje, não havendo mais vaga para atendimento com um ortopedista, para que a criança seja avaliada e receba o devido atendimento.
Procuramos a Secretaria de Saúde do município e falamos com a Ligia Rambo que está a par do caso. Ela disse que a partir de agora nada mais pode ser feito para a criança através da Saúde de Nova Santa Rosa, pois não há consulta disponível com um ortopedista e o médico da Central de Leitos recusou a internação da criança em um hospital da região por entender que o caso não seria grave, mesmo que a criança esteja com duas fraturas fechadas no braço direito.
Somente para o dia 6 de janeiro é que foi marcada uma consulta, ou seja, a criança vai ficar sem atendimento por um profissional especializado por quase 20 dias.
Na manhã de hoje encontramos a criança com uma tipoia no braço, cedida pela Secretaria de Saúde, e perguntamos se a ela, a criança, estava com pouca ou bastante dor, e ela respondeu: “Bastante dor”.
Em Planalto do Oeste a Saúde está de férias:
Uma internauta do Portal Nova Santa Rosa disse por aplicativo de conversa que no interior de Nova Santa Rosa, Planalto do Oeste, o atendimento à saúde fechou devido as férias e ninguém mais pode ficar doente esse final de ano, somente depois que o prefeito eleito, Lari Hitz, assumir é que a comunidade poderá voltar a ficar doente e assim ser atendida: “É uma vergonha o trabalho do Prefeito Norberto”, disse outro internauta ao Portal.