Representando os países em desenvolvimento, Toledo, no oeste do Paraná, será a única cidade brasileira a receber um estudo da Pfizer sobre a imunização de toda a população a partir dos 12 anos contra a Covid-19, segundo a prefeitura.
O lote extra de vacinas para o estudo conta com 35.173 doses e chega nesta quarta-feira (25).
De acordo com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti (MDB), 100% da população estará vacinada com ao menos uma dose em até seis dias.
A remessa extra vai completar a aplicação da primeira dose na população adulta, acima de 18 anos, e começar a imunização crianças e adolescentes, de 12 a 17 anos.
Conforme a prefeitura, o estudo é de natureza observacional e busca analisar o comportamento do Sars-Cov-2 em uma cidade em que a população acima de 12 anos já iniciou a imunização com ao menos uma dose.
"Toledo recebe as doses representando os países em desenvolvimento nesse estudo da Pfizer. Ele será um estudo observacional. O que isso quer dizer? Não é um estudo de intervenção, aqui nós não estamos testando nada. Não estamos, de maneira absoluta, fazendo testes na nossa população de adolescentes e crianças", explicou a secretária de Saúde de Toledo, Cristina Rodrigues.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/6/l/d5exbTR76zBrCGjCQDDQ/vacina-adolescentes.jpg)
Conforme a prefeitura, a pesquisa é realizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de medicina de Toledo.
A previsão é de que o estudo dure, pelo menos, dois anos. Os resultados devem ser anunciados em 31 de julho de 2023.
Estudo tem sido realizado no Japão e cidades da Europa, como França e Alemanha, segundo a secretária de Saúde.
Confira o cronograma de vacinação do lote especial de Toledo:
Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar cerca de 7 mil primeiras doses por dia, contemplando duas idades diariamente a partir de quinta-feira.
Serão organizados quatro pontos para aplicação de primeira dose e um ponto exclusivo para segunda dose, que vão funcionar com horário ampliado das 8h às 23h.
Cada ponto receberá 1.750 doses por dia. Pelo menos 50 profissionais de saúde serão mobilizados nos pontos de vacinação, além das equipes de vigilância e saúde e atenção primária da secretaria municipal.
A secretária municipal de Saúde de Toledo disse que município foi escolhido para o estudo por causa do trabalho exemplar de enfrentamento à Covid-19.
"É importante destacar que o município de Toledo está recebendo essa pesquisa não somente pelas suas características demográficas de população, de localização, mas também pela organização que temos da aplicação da vacina, a nossa nota 100 que obtivemos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a respeito da transparência, informatização e todo esforço dos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde em realmente realizar esse trabalho com excelência".
Estudos semelhantes já foram feitos nas cidades paulistas de Serrana, com a Coronavac, e Botucatu, com a Astrazeneca.
O Paraná registrou 1.910 novos casos confirmados de Covid e 78 novas mortes em decorrência da doença, na comparação com o dia anterior, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Com o aumento, o estado chegou a 1.439.268 diagnósticos positivos e 36.882 óbitos pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia.
O boletim indica que todas as 399 cidades do Paraná tiveram casos registrados da doença. O único município sem registros de mortes por Covid é Boa Esperança do Iguaçu, no sudoeste do estado.