Você está em: Página Inicial > Cotidiano
COVID-19: não há mais leitos de UTI na região Oeste, segundo Stefanello
Taxa de ocupação chegou a 100% em Cascavel na quarta-feira, 9 de dezembro
Por Catve | Postado em: 10/12/2020 - 14:45

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, afirmou na manhã desta quinta-feira (10) que não há mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) covid-19, na região Oeste.

De acordo com Stefanelo, ao longo do meses de 2020, por muitas vezes, as pessoas foram orientadas sobre a importância da chamada "Etiqueta Respiratória" (máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social, a administração pública em todas as esferas trabalharam na ampliação do sistema para o atendimento aos casos.

"172 leitos de UTI foram abertos na Região Oeste do Paraná, sendo 46 leitos novos de UTI somente na cidade de Cascavel. Desde ontem, temos uma taxa de ocupação em 100% e pelo menos quatro pacientes clicado na 10ᵃ Regional de Saúde aguardando por um leito de UTI sem a possibilidade de receber a assistência adequada", alertou Thiago Daross Stefanelo.

O secretário afirma que o momento pede cautela e reflexão por parte de todas as pessoas em diferentes situações do cotidiano (aposentados, trabalhadores, comerciantes). A prioridade nos próximos dias deve ser a preservação da própria saúde, adiamento de planos familiares, respeito e cuidado com quem você convive e ama.

"A rede suplementar de saúde (hospitais privados) não se reestruturou e também está com déficit de leitos de UTI para tratamento contra a Covid. Isso também traz reflexos ao Sistema Único de Saúde, que por mais que abriu leitos chega o momento em que não há mais condições de ampliar as estruturas por falta de local ou equipamentos, ou ainda por falta de profissionais de saúde", ponderou o secretário.

Estratégia

A estratégia da Secretaria de Saúde de Cascavel para o momento são as Unidades Básicas de Saúde exclusivas no combate à Covid para o atendimento à população, que funcionam, desde a última segunda-feira (07), das 7 da manhã às 22 horas. Além disso, há o atendimento por livre demanda no ambulatório do Hospital de Retaguarda.

"Pedimos às pessoas que procurem o atendimento precoce, ou seja, aos primeiros sintomas junto às unidades de saúde exclusivas ou até mesmo as UPAS nos finais de semana e durante a madrugada. Desde março, o município disponibiliza todos os medicamentos para o tratamento contra a Covid, no entanto, os remédios são dispensados apenas com autonomia de cada profissional médico, que saberá avaliar e diagnosticar cada caso", finalizou Thiago.

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Jun às 10:21
Nesta quarta-feira (24), o estabelecimento transmite em telão a partida da Seleção Brasileira a partir das 19h.
Cotidiano 23 Jun às 09:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 23 Jun às 08:15
Em Nova Santa Rosa, a manhã começou com temperatura de 9°C e sensação térmica de 7°C, com céu aberto e sem previsão de chuva.
Cotidiano 23 Jun às 07:42
Após uma vida marcada por desafios desde o nascimento, Mathias faleceu na manhã de segunda-feira e deixa uma história de luta que comoveu toda a região
Cotidiano 22 Jun às 18:00
A nova estrutura representa um dos maiores projetos da história da instituição filantrópica e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento hospitalar para toda a região Oeste do Paraná,
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento